O Macan é o veículo da classe que mais se aproxima da dinâmica de condução do Mazda CX-50, que também oferece reboque de 3500 libras. Obviamente, por cerca de duas vezes o preço, o Porsche é um pouco melhor em termos de compromissos de condução/manuseio e tem tração traseira, por isso roda melhor. O interior é impressionante.
Os Mazdas não se comparam aos Porsche em termos de qualidade interior, nem pretendem fazê-lo. A Porsche está consistentemente no topo da confiabilidade de luxo nas últimas décadas, juntamente com a Lexus e a Acura. Melhor do que a Genesis e superando facilmente os alemães. A Buick tem se saído muito bem ultimamente, e acho que seu estilo (opinião) também percorreu um longo caminho.
Mas nenhum CUV de luxo ou premium tem uma sensação de direção melhor do que o CX-50, exceto o Mecan. O CX-5 também é bom, aparentemente, mas tem menos controle da carroceria, pois tem uma suspensão mais macia e é limitado a 2.000 libras de reboque.
Não dirigi todos os concorrentes, mas li muitas análises e testes comparativos. Eu dirigi:
2023 Mecan S, foi muito bom.
2024 Ford Escape ST Active, Bronco Sport Badlands, Lincoln Corsair foram todos muito bons, mas a confiabilidade questionável e a falta de ajuste do assento os prejudicaram. O mesmo para o Maverick. Quase comprei, mas os assentos e a qualidade do interior foram um grande passo atrás em relação ao Mazda na mesma faixa de preço.
2024 Hyundai Santa Cruz estava na minha lista de possibilidades, mas era muito macio para mim, dirigia de forma muito desleixada para o meu uso diário. Interior e assentos muito bonitos, no entanto.
A Toyota, Honda e Subaru atualmente fabricam carros feios, na minha opinião. Eu não suportava o volante com aparência estúpida da Genesis, e a concessionária mais próxima fica a mais de 150 km da minha casa. Muitos CVTs na concorrência também.
Eu só considerei transmissões automáticas convencionais com engrenagens adequadas, mesmo que fossem DCTs. O SkyActive 6sp da Mazda é muito bem construído e o 2.5T recebe uma versão muito robusta com mais engrenagens planetárias, transportadores maiores, engrenagens e eixos mais espessos.