Mazda CX-50 Forum banner
21 - 40 of 46 Posts
Na área de dinâmica, a BMW perdeu um pouco o rumo, mas está comercialmente bem-sucedida. Em última análise, uma empresa de automóveis precisa vender carros e é isso que eles estão fazendo.

O BMW M2 tem uma potência incrível e tem boa dirigibilidade, mas é PESADO!

O Z4M Coupe é 700 libras mais leve, com 120+ cv e 130+ lb-pés a menos de potência, mas é mais divertido de dirigir na pista. E sim, eu dirigi ambos na pista.

Todos os carros se tornaram vítimas dos padrões de segurança modernos, compradores que preferem gadgets e isolamento ao ato real de pilotar um veículo. Experiência de condução inchada e desconectada.

Minha esposa tem um Stinger 3.3T AWD, que é muito bom por dentro e rápido, mas não é uma experiência de direção precisa. Ela reclama que meus Mazda e BMW têm direção pesada. Sinto que o Stinger é um pouco leve demais na direção e a traseira é flutuante. O 540i está no meio do Stinger e do Mazda, confortável, mas controlado. Ótimo carro para rodovia, ágil no trânsito. Sua única desvantagem é a direção de recirculação de esferas. É um pouco vago no centro e um pouco lento para responder em comparação com a cremalheira hidráulica do Z4M. Todo carro tem compromissos, e eles não conseguiram colocar uma cremalheira sob o V8.

owns 2024 Mazda CX-50 Meridian Apex
Pergunta para quem já dirigiu os dois. O passeio do CX-5 é mais confortável que o do CX-50? Vejo que os acabamentos de linha superior vêm com rodas de 19" e 20" respectivamente. Também li algumas críticas sobre o passeio do CX-50 com as rodas de 20" sendo um pouco duras. Moro em Boston e as estradas onde moro em Newton são terríveis. Prefiro a aparência do CX-50 e um pouco mais de espaço, mas estou preocupado que eu só fique satisfeito com as rodas de 17 ou 18" por causa da qualidade do passeio.
Eu possuí e dirigi ambos; 2019 CX-5 Touring (rodas de 19") e 2025 CX-50 PP (rodas de 19"). Posso dizer enfaticamente que o CX-5 é um pouco menos firme, embora, na minha opinião, não muito menos firme.
Eu sabia que o CX-50 seria um pouco mais firme, pois aluguei um há um ano antes de comprar o veículo novo. E essa viagem envolveu algumas estradas de montanha não pavimentadas. Na verdade, eu preferi o passeio mais firme, pois as estradas exigiam esse tipo de suspensão.
Então, embora o CX-50 tenha uma suspensão mais firme, eu realmente prefiro ele ao CX-5, mesmo que minhas condições típicas de direção agora sejam rodovias e estradas do condado. Além disso, prefiro o esforço de direção mais pesado no CX-50, pois ele dá uma melhor sensação das condições da estrada. A direção do CX-5 era um tanto vaga.
É muito fácil se adaptar ao passeio mais firme do CX-50.

Eu falei com mecânicos de concessionárias da Mazda aqui na Colômbia, e quando perguntei qual dos dois eles escolheriam, todos disseram o CX-5 porque é feito no Japão. Até agora, tudo bem. O problema é que eu pessoalmente gosto muito mais do design do CX-50.

Para aqueles de vocês que já possuem um CX-50: se você pudesse voltar no tempo, qual você escolheria? Eu realmente quero saber qual eu deveria comprar.
CX-50. Gosto mais do estilo, preciso do espaço, pois é o nosso veículo de viagem, e ando em estradas de terra com bastante frequência, e ele é melhor nisso. Para mim, ele se compara bem a um VW GTI, ele tem boa dirigibilidade, faz curvas como um hot hatch FWD, e aquele Turbo é surpreendente. Também vim de um CRV híbrido, com um CVT, um carro chato, que ronrona em subidas de montanha, e dirige como uma baleia grávida. Gosto também da qualidade do interior, que envergonha o acabamento Touring da Honda. Custa-me 10 mpg, mas vale a pena.

Eu possuí e conduzi ambos; CX-5 Touring 2019 (rodas de 19") e CX-50 PP 2025 (rodas de 19"). Posso dizer enfaticamente que o CX-5 é um pouco menos firme, embora, na minha opinião, não muito menos firme.
Eu sabia que o CX-50 seria um pouco mais firme, pois aluguei um há um ano antes de comprar o veículo novo. E essa viagem envolveu algumas estradas de montanha não pavimentadas. Na verdade, eu preferi o passeio mais firme, pois as estradas exigiam esse tipo de suspensão.
Então, embora o CX-50 tenha uma suspensão mais firme, eu realmente prefiro-o ao CX-5, mesmo que minhas condições típicas de condução agora sejam rodovias e estradas secundárias. Além disso, prefiro o esforço de direção mais pesado no CX-50, pois ele dá uma melhor sensação das condições da estrada. A direção do CX-5 era um tanto vaga.
É muito fácil se adaptar ao passeio mais firme do CX-50.
Hmm...interessante que a versão Hybrid do CX-50 tenha uma roda de 19" e a versão não híbrida tenha rodas de 20". Não tenho certeza do porquê. Embora eu geralmente prefira um passeio mais firme, as estradas ao redor da minha casa são tão terríveis que quase vendi meu BMW com pneus RFT...

Tive que substituir rapidamente meu TLX TypeS danificado (os pagamentos de aluguel do seguro estavam acabando). Eu tinha dirigido principalmente Accords e alguns Acuras anteriores. Infelizmente, o Accord não tinha mais Turbo 2L, então não tinha certeza do que pegar. Vi a análise da Car&Driver de 8 CUVs/SUVs compactos, que o CX50 TPP havia vencido com base no muito bom equilíbrio de potência e manuseio. Estou ficando mais velho e pensei que entrar e sair de um SUV seria mais fácil para minhas costas. Testei um Accord Hybrid de última geração e meu CX50 TP. Obviamente, o CX50 venceu. Não fez mal que eles tivessem muitos incentivos da Black Friday. Adoro a dinâmica do CX50, comparável ao TypeS, exceto pela velocidade bruta. Concordo com muitos de vocês sobre os outros concorrentes da classe. Minha esposa tem um RAV4 e minha filha um CRV, ambos são chatos, mesmo com transmissões não CVT.

Definitivamente, se eu tivesse que comprar novamente, o Cx5 seria minha escolha. Tenho um CX50 de 2024 e adoro tudo, mas a qualidade do passeio é questionável. Na verdade, mudei para o perilli scorpion, o que parece ajudar a suavizar o passeio, ele anda em rodas de 17 polegadas, a suspensão traseira com viga em I é uma preocupação, na verdade, fiz a Mazda pagar por pneus novos por causa da qualidade do passeio (trocados com 1500 milhas) tenho mais de 1,80 m de altura, o cx5 era muito apertado. Eu o possuo agora por cerca de um ano sem outras reclamações.

a suspensão traseira com viga em I é uma preocupação
É uma viga de torção e é muito bem projetada. É simples, eficaz, durável e confiável. Não é a geometria e o design da suspensão, mas as taxas de mola e amortecedor que dão a firmeza do passeio. A IRS daria mais conformidade? Talvez. A maioria das pessoas nem consegue, nem se importa com a diferença. Eu possuí e dirigi muitos quilômetros em ambos os projetos, de muitos fabricantes, e nenhum realmente se destaca como melhor em conforto, na minha opinião. Meu M Coupe é bastante firme e tem IRS.

O que a IRS oferece é mais tração em situações extremas, porque pode manter ambos os pneus melhor alinhados com as superfícies da estrada (independentemente).

Olhe para a primeira letra do VIN. Se for um J, é feito no Japão. Eu tenho o CX-50 e gosto muito dele. O meu é 7MM, que é feito na fábrica da Mazda/Toyota no Alabama, pelo menos é o que a Internet diz. Sem problemas até agora. Também tem as rodas de 17 polegadas e anda bem. Lembre-se, quanto maior a roda, menor a parede lateral e mais difícil é o passeio. Minha única reclamação são os assentos estreitos. Fez meu quadril doer em viagens longas, então adicionei uma almofada e uma capa de assento inferior.

Hmm... interessante que a versão Hybrid do CX-50 tenha uma roda de 19" e a versão não híbrida tenha rodas de 20". Não tenho certeza do porquê. Embora eu geralmente prefira uma condução mais firme, as estradas ao redor da minha casa são tão terríveis que quase vendi meu BMWw com pneus RFT...
Estou supondo que seja devido ao peso mais pesado do híbrido que precisa de um pouco mais de parede lateral para suavizar as coisas??

Eu só testei um cx5, enquanto sou proprietário de um cx50 (S Premium na) desde novembro – 8.500 milhas até agora. O 5 é um pouco mais suave em estradas irregulares porque tem suspensão traseira independente (o 50 tem uma suspensão traseira com barra de torção mais primitiva). Mas o 50 é mais capaz de off-road porque tem mais folga. O 5 para mim era quase claustrofóbico porque o interior é muito estreito – movi minha cabeça ligeiramente para a esquerda e estava tocando na janela do lado do motorista. O 50, por outro lado, é luxuosamente espaçoso por dentro (exceto para espaço para a cabeça de pessoas altas nos bancos traseiros). Essa foi uma das razões pelas quais escolhi o 50.

Se você pegar o 5 ou o 50, obter os modelos com as rodas grandes, 19 ou 20", tornará o passeio mais difícil do que se você pegar os modelos com as rodas menores, 17 ou 18". A razão é simples. Dentro do espectro de tamanhos de rodas cx5/cx50, mais diâmetro da roda significa menos ar entre a roda e a estrada.

O Macan é o veículo da classe que mais se aproxima da dinâmica de condução do Mazda CX-50, que também oferece reboque de 3500 libras. Obviamente, por cerca de duas vezes o preço, o Porsche é um pouco melhor em termos de compromissos de condução/manuseio e tem tração traseira, por isso roda melhor. O interior é impressionante.

Os Mazdas não se comparam aos Porsche em termos de qualidade interior, nem pretendem fazê-lo. A Porsche está consistentemente no topo da confiabilidade de luxo nas últimas décadas, juntamente com a Lexus e a Acura. Melhor do que a Genesis e superando facilmente os alemães. A Buick tem se saído muito bem ultimamente, e acho que seu estilo (opinião) também percorreu um longo caminho.

Mas nenhum CUV de luxo ou premium tem uma sensação de direção melhor do que o CX-50, exceto o Mecan. O CX-5 também é bom, aparentemente, mas tem menos controle da carroceria, pois tem uma suspensão mais macia e é limitado a 2.000 libras de reboque.

Não dirigi todos os concorrentes, mas li muitas análises e testes comparativos. Eu dirigi:
2023 Mecan S, foi muito bom.
2024 Ford Escape ST Active, Bronco Sport Badlands, Lincoln Corsair foram todos muito bons, mas a confiabilidade questionável e a falta de ajuste do assento os prejudicaram. O mesmo para o Maverick. Quase comprei, mas os assentos e a qualidade do interior foram um grande passo atrás em relação ao Mazda na mesma faixa de preço.
2024 Hyundai Santa Cruz estava na minha lista de possibilidades, mas era muito macio para mim, dirigia de forma muito desleixada para o meu uso diário. Interior e assentos muito bonitos, no entanto.

A Toyota, Honda e Subaru atualmente fabricam carros feios, na minha opinião. Eu não suportava o volante com aparência estúpida da Genesis, e a concessionária mais próxima fica a mais de 150 km da minha casa. Muitos CVTs na concorrência também.

Eu só considerei transmissões automáticas convencionais com engrenagens adequadas, mesmo que fossem DCTs. O SkyActive 6sp da Mazda é muito bem construído e o 2.5T recebe uma versão muito robusta com mais engrenagens planetárias, transportadores maiores, engrenagens e eixos mais espessos.
Excelente análise comparativa. Concordo, especialmente pelo $$, o 50 turbo é o mais bonito e com melhor manuseio em sua classe. Três anos com o meu e ainda adoro dirigi-lo todas as vezes. Embora não tenha muitos quilômetros, tem sido muito confiável até agora.

Como você não consegue notar a diferença na qualidade do passeio?
Eu não disse que não havia diferença na qualidade do passeio. Apenas afirmei que o IRS não determina a qualidade do passeio. Ele tem apenas uma pequena parte da qualidade do passeio, as molas e amortecedores têm muito mais influência.

A barra de torção do Mazda3/CX-30/CX-50 poderia ser categorizada como 'semi-independente', pois foi projetada com flexibilidade (torção) para permitir algum movimento no eixo. É muito inteligente, quando devidamente projetado e elimina não apenas os vários braços da suspensão IRS, mas também outro componente: a barra estabilizadora.

• Like
Reactions: RedBaron
Eu só testei um cx5, enquanto sou proprietário de um cx50 (S Premium na) desde novembro - 8.500 milhas até agora. O 5 é um pouco mais suave em estradas irregulares porque tem suspensão traseira independente (o 50 tem uma suspensão traseira com barra de torção mais primitiva). Mas o 50 é mais capaz de off-road porque tem mais folga. O 5 para mim era quase claustrofóbico porque o interior é muito estreito - movi minha cabeça ligeiramente para a esquerda e estava tocando na janela do lado do motorista. O 50, por outro lado, é luxuosamente espaçoso por dentro (exceto para espaço para a cabeça de pessoas altas nos bancos traseiros). Essa foi uma das razões pelas quais escolhi o 50.

Se você pegar o 5 ou o 50, pegar os modelos com as rodas grandes, 19 ou 20", vai tornar o passeio mais difícil do que se você pegar os modelos com as rodas menores, 17 ou 18". A razão é simples. Dentro do espectro de tamanhos de rodas cx5/cx50, mais diâmetro da roda significa menos ar entre a roda e a estrada.
Concordo com você 100%, essa é a mesma razão pela qual comprei o 50. O 5 era desconfortável demais e simplesmente não tinha espaço suficiente. O 50 atinge o ponto ideal, nem muito pequeno nem muito grande. Meus passeios em 17 polegadas e eu mudei para um perilli scorpion plus que ajuda em cerca de 70% e não pretendo levar a rainha do pagamento para fora da estrada tão cedo😁

Eu concordo com você 100%, essa é a mesma razão pela qual comprei o 50. O 5 era muito desconfortável e simplesmente não tinha espaço suficiente. O 50 atinge o ponto ideal, nem muito pequeno nem muito grande. Meus passeios em 17 polegadas e mudei para um perilli scorpion plus que ajuda em cerca de 70%, não tenho planos de tirar a rainha do pagamento fora de estrada tão cedo😁
Eu concordo, não consigo ver o uso desses veículos para qualquer coisa séria fora de estrada. Comprei o meu unicamente pela capacidade em tempo chuvoso ou neve... estes não são construídos para nada punitivo

Concordo, não consigo imaginar usar estes veículos para algo sério fora de estrada... estes não são construídos para nada exigente
Daí o meu uso contínuo do termo urban-adventure para este chamado veículo de aventura; um carrinho de compras glorificado, ou, no máximo, transportar as suas bicicletas para o início da trilha, ou o seu caiaque para o ponto de lançamento, ou conduzir até ao lago e montar a tenda no telhado - nada muito intenso.

Embora, dito isto, vou conduzir o Vale dos Deuses e Moki Dugway este verão. Não é escalada de rochas ou estradas secundárias primitivas, mas será um teste da natureza aventureira do veículo. Será também com os pneus Goodyear Assurance de série.

owns 2024 Mazda CX-50 S Premium Indigo Blue
Concordo, não consigo imaginar usar estes veículos para algo sério fora de estrada. Comprei o meu unicamente para tempo chuvoso ou neve... estes não são construídos para nada exigente.
No inverno passado, consegui confirmar que o meu 50 é um bom carro para a neve, mesmo com os pneus Assurance de fábrica. Não tento fazer nenhuma condução fora de estrada séria ou algo muito exigente, mas todos os anos acabamos em estradas de terra/cascalho nas montanhas, onde a tração nas quatro rodas e um pouco mais de distância do solo são necessários. Vou descobrir mais em julho como o meu 50 se comporta nessas situações. Temos umas grandes férias no Oeste planeadas. Estou ansioso para substituir os Assurance por bons pneus no próximo ano; mas até agora eles são adequados (embora por pouco).

Definitivamente, se eu tivesse que comprar de novo, o Cx5 seria minha escolha, tenho um CX50 2024, amo tudo, mas a qualidade do passeio é questionável, na verdade mudei para perilli scorpion que parece ajudar a suavizar o passeio, ele anda em rodas de 17 polegadas, a suspensão traseira com viga em I é uma preocupação, na verdade fiz a Mazda pagar por pneus novos por causa da qualidade do passeio (trocados com 1500 milhas) Tenho mais de 6 pés de altura, o cx5 era muito apertado. Eu o possuo agora por cerca de um ano sem outras reclamações, dirigi apenas 4500 em um ano
IRS é ótimo quando a suspensão é ajustada para se mover com ela. Você quer um passeio esportivo firme - IRS fará pouco para torná-lo confortável em superfícies irregulares. É por isso que carros muito caros têm modos de condução que ajustam a suspensão. Alguns são até mesmo adaptáveis automaticamente com base em entradas eletrônicas.

Então, o que você está dizendo é que se o CX50 tivesse uma suspensão IRS, ainda teria uma condução firme?
Claro que ainda seria uma condução firme. Seria um pouco mais complacente em impactos maiores na suspensão traseira, mas no geral seria absolutamente firme. Muitas pessoas reclamaram da condução firme do CX5 e ele vem com IRS.

21 - 40 of 46 Posts